O diretório municipal do DC (Democracia Cristã) em Campo Grande apresentou uma ação no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) contra Beto Pereira (PSDB), candidato à Prefeitura de Campo Grande. O partido pede a impugnação do tucano e da vice, coronel Neidy (PL).
O DC protocolou o pedido com base na Lei da Ficha Limpa, conforme o partido, o deputado federal tucano não pode disputar as eleições deste ano.
“Vale ressaltar que os aludidos vícios demonstram que o Sr. Humberto Rezende Pereira (Beto Pereira), quando era Prefeito, assumiu os riscos dessas práticas ante o descumprimento deliberado e reiterado das obrigações constitucionais e legais que lhe eram impostas, configurando a prática de diversos atos dolosos de improbidade administrativa, que constituem vícios insanáveis e são aptos a atrair inelegibilidade insculpida na denominada ‘Lei da Ficha Limpa’”, pontuou o advogado do DC, Rodrigo Senne.
O diretório municipal do DC, comandando pelo presidente Fernando Moraes, aponta as irregularidades mencionadas na lista do TCE-MS e os processos transitado em julgado, relacionados a administração do tucano em Terenos. De acordo com o advogado do partido, as irregularidades são insanáveis e comprometem a lisura do pleito eleitoral.
“Analisando-se os autos dos processos indicados na referida lista, os quais serão esmiuçados em tópico próprio, verifica-se que o impugnado, no exercício do mandato de Prefeito Municipal de Terenos, MS, praticou irregularidades insanáveis que configuram ato doloso de improbidade administrativa e ensejaram a desaprovação de contas por meio de decisões proferidas por órgão competente (que se tornaram irrecorríveis e que não foram suspensas ou anuladas pelo Poder Judiciário), o que caracteriza a hipótese de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, g, da Lei Complementar n. 64/90”, pontuou o advogado do partido no pedido.
“Outrossim, os Acórdãos listados transitaram em julgado em 22/08/2016, 12/11/2018 e 02/06/2023, razão pela qual as inelegibilidades decorrentes de tais condenações estão em vigor e impedem o deferimento do registro de candidatura do ora impugnado, Sr. Humberto Rezende Pereira (Beto Pereira), para o atual processo eleitoral”, completou.
DC oficializa candidatura de Ubirajara Martins em Campo Grande
O advogado Ubirajara Martins, 57 anos, é o nome escolhido pelo Democracia Cristã (DC) para ser candidato a prefeito de Campo Grande nas eleições deste ano. O empresário João Faria, será o candidato a vice-prefeito na chapa, que não fará coligação com outros partidos disputando chapa pura.
Ubirajara atua como advogado há 33 anos, nas áreas civil e trabalhista e já concorreu aos cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e até senador.