Nesta quarta-feira, 14, os deputados estaduais votaram três Projetos de Lei e um Projeto de Resolução durante a sessão na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.
Em um dia pouco movimento pós-feriado prolongado, e com o plenário vazio, todas as matérias foram aprovadas por unanimidade dos parlamentares presentes.
O destaque do dia fica para os pedidos de vista da deputada Gleice Jane (PT) ao requerimento 02815/2023 que “Requer informações ao senhor Governador Eduardo Riedel e ao Secretário de Estado de Educação, senhor Helio Queiroz Daher, sobre questionário apresentado às crianças de até 10 anos em escola do Mato Grosso do Sul.”, e ao requerimento 02832/2023 que “Requer que sejam tomadas as providências cabiveis à Professora que realizou Doutrinação ideológica em sala de aula, desvirtuando o tema em sala de aula.”, ambos do deputado Rafael Tavares (PRTB).
O embate entre os deputados do PT com a base bolsonarista na ALMS se intensificou após repetidos pedidos de vista do Projeto de Lei 076/2023, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), conhecido como PL das Fake News, ou PL da Censura, que “Dispõe sobre as ações que visem a promoção da educação, prevenção e combate das notícias falsas (fake news) no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências.”.
Desde então, todos os projetos, requerimentos e Moções do Deputado Rafael Tavares (PRTB) que possuem pautas ideológicas ou contrárias as bandeiras da esquerda tem sido retiradas de pauta com o intuito de protelar a apreciação das matérias em um claro revanchismo.
Conforme Regimento Interno, os parlamentares tem 24 horas para devolver os pedidos de vista. Portanto, ambos os requerimentos voltam a Ordem do Dia desta quinta-feira. A expectativa é que o Deputado Pedro Kemp peça novamente vistas das duas matérias e prorrogue para terça-feira que vem, dia 20 de junho.
FESTA JUNINA ALMS
Nesta sexta-feira, 16, a partir das 17 horas a Assembleia Legislativa realiza sua primeira festa junina com a presença de todos os Deputados e com diversas barracas com comidas típicas e espaço Kids. O evento é aberto ao público e estima a presença de 800 pessoas. O valor arrecadado por cada barraca será destinado as instituições beneficentes indicadas por cada um dos 24 deputados.