(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Deputado João Henrique Catan propõe lei para impedir uso do SUS por bonecas reborn

Em meio ao caos na saúde pública, o deputado estadual João Henrique Catan (PL) apresentou um projeto de lei que visa preservar os recursos do SUS para quem realmente precisa: os seres humanos. A proposta proíbe o atendimento a bonecas reborn — réplicas hiper-realistas de bebês — em unidades de saúde pública de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa também veta o uso dessas bonecas para obtenção de prioridade em estacionamentos, filas e serviços preferenciais, estabelecendo multa de até dez vezes o valor do benefício indevidamente solicitado.

“É inaceitável que um sistema já sobrecarregado seja acionado para atender objetos inanimados. O SUS foi criado para cuidar de vidas humanas. É hora de reforçarmos critérios e protegermos a dignidade do serviço público”, justificou Catan.

O deputado alerta ainda para a necessidade de acolhimento adequado nos casos de saúde mental, mas defende que isso não pode abrir brechas para distorções que prejudiquem a população. “Não podemos permitir que atitudes irracionais comprometam ainda mais o atendimento a quem realmente precisa.”

A proposta segue a linha de outros projetos apresentados em estados como Minas Gerais e São Paulo, refletindo uma preocupação crescente com o uso indevido de recursos públicos.