Durante a sessão de hoje (28), o deputado João Henrique Catan (PL-MS) cobrou providências sobre a onda de furtos que vêm ocorrendo em fazendas na região de Miranda. Segundo relatos, bandidos têm invadido propriedades rurais e levando armas de fogo. O levantamento aponta que pelo menos 14 fazendas já foram alvo do roubo de armas.
Para o deputado, o fato chama atenção e merece providências urgentes. “Estou fazendo um requerimento ao secretário de segurança pública do nosso Estado e estou oficiando com cópias ao ministro da Justiça filiado ao partido comunista brasileira – PC do B, porque essa semana as fazendas de Miranda e região estão sendo assaltadas. Só que é curioso que não estão levando dinheiro, não estão levando gado, que é o famoso abigeato, maquinário. Estão levando armas! Armas de pessoas que são CAC’s, de pessoas que usam o sistema Sigma, de pessoas que usam o SINARM. Armas que vão cobrar dos fazendeiros, o recadastramento e tá parando na mão de bandido que o ministro da Justiça diz que não tem a obrigatoriedade de encontrar essas armas, apreender e cobrar o recadastramento”, declarou Catan.
João Henrique defendeu que as armas de fogo são fundamentais para a proteção de quem vive em propriedades rurais, “mantém a segurança e a tranquilidade no campo”.