(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Deputados discutem mudança do nome de Mato Grosso do Sul para Estado do Pantanal

Uma discussão antiga foi reacesa na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a troca de nome do Estado. Deputados estaduais sugeriram a mudança de nome para Estado do Pantanal, como forma de dar identidade para o estado, que é constantemente chamado pelo nome do vizinho Mato Grosso. Agora, o tema vai ao governador Eduardo Riedel (PSDB) para sanção ou veto.

O autor do projeto, Junior Mochi (MDB), defendeu a expressão como cognome, acompanhando Mato Grosso do Sul e sem alterar a sigla. Na primeira análise, em setembro, o projeto teve voto contrário do deputado Neno Razuk (PL), que via risco de alteração no nome do estado. Ontem, quem votou contra foi João Henrique Catan, dizendo temer que a sigla do estado pudesse se tornar PT.

“Sou contrário à mudança do nome do nosso estado para Pantanal. Por isso votei contra apelidar para Estado do Pantanal, e explico: No Brasil não há confusão entre Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, assim como nos EUA não existe entre as Carolinas, a do Sul e a do Norte, e nem na Irlanda do Sul e na Irlanda do Norte”, afirma Catan e pondera. “Mato Grosso deveria ter adotado o Norte, mas eles descartaram isso no processo divisório. O nome Pantanal não é somente nosso, permaneceria sendo em grande porção do MT também, continuando assim a disputa e confusão. O governo de MS gasta uma fortuna em publicidade sem dar explicações e sem necessidade, mudar o nome certamente multiplicaria em 100X este gasto”.

O deputado bolsonarista alertou sobre o plano da bancada petista, “não duvidem da capacidade da adoção da sigla PT para o nosso estado, uma vez que isto já esteve na mesa de decisão da esquerda que governou MS e que hoje, assumidamente, governa o estado em parceria com o PSDB”, finalizou.