(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Deputados mudam regra para participar de sessões à distância sem justificativa

Instituída durante a pandemia, a participação remota de deputados estaduais em sessões passou a ser permitida somente com justificativa neste ano, mas agora volta para ficar. Os parlamentares aprovaram, na manhã desta terça-feira (25), uma mudança no regimento interno da Assembleia Legislativa. Eles poderão votar projetos à distância, tendo que participar presencialmente somente quando quiserem discutir um tema ou colocar projeto próprio em votação. Esse foi um dos seis projetos aprovados hoje.

O projeto de resolução 04/2023 é de autoria da Mesa Diretora e coautoria de outros sete deputados sendo eles: Mara Caseiro, Amarildo Cruz, Jamilson Name, Junior Mochi, Londres Machado, Marcio Fernandes e Pedrossian Neto.

A mudança foi aprovada com 20 votos favoráveis e nenhum contrário, em primeira discussão. Com isso, os parlamentares não terão mais que justificar calamidade pública, doença ou viagem por missão oficial.

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) fez questão de explicar como vai funcionar a participação remota e destacar que os trabalhos não ficam comprometidos com parlamentares participando à distância.

“Esse projeto é para quem não pode participar presencialmente. Vale ressaltar que é uma reforma no regimento interno prevendo sessões remotas, mas preservando a discussão em plenário. Quem está on-line não pode colocar projeto e nem discutir, pode somente votar”, pontuou o petista.