Ministro da Agricultura confirmou a informação
Neste sábado (22) o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), confirmou a exoneração do diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos, responsável pelo leilão de compra de arroz importado.
A demissão de Santos acontece após as revelações de que, além de ser o ex-assessor Neri Geller – secretário de Política Agrícola que foi demitido em 12 de junho – também é sócio do filho dele em uma empresa. Geller foi desligado do ministério um dia após a anulação do certame para a compra de 263,3 mil toneladas de arroz.
O leilão teve quatro empresas vencedoras, sendo que três delas não tinham experiência neste tipo de negociação. A empresa que ficou responsável por entregar metade da importação foi Wisley A. de Sousa LTDA, conhecida como supermercado “Queijo Minas” em Macapá, no Amapá.
O governo federal sustenta a necessidade de realizar um leilão para importação de arroz por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, estado que produz 70% do arroz no Brasil e que já havia colhido 80% da safra antes dos desastres naturais.