Cotado para assumir vaga no STF – Supremo Tribunal Federal, o advogado Cristiano Zanin circula nesta semana nos gabinetes do Senado Federal para solicitar apoio dos parlamentares. A redação do O Contribuinte apurou que Cristiano Zanin conta com o apoio de dois senadores de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Tronicke (União Brasil.
Líder do PSD no Senado Federal, Otto elencar, disse que o partido ‘fechou questão’ em relação ao nome de Zanin. Ou seja todos os senadores do PSD, incluindo Trad, decidiram votar favoravelmente ao nome indicado por Lula.
Na tarde desta terça-feira, 13, Zanin se reuniu com oito senadoras, em nome da bancada feminina do Senado. As senadoras fecharam questão em relação ao nome de Zanin. As ex-ministras do governo Bolsonaro, Tereza Cristina (PP) e Damares Alves (Republicanos) não compareceram.
Atualização (15:48, 14/06/2023) Poucas horas da redação publicar que a senadora Soraya Thronicke esteve presente na reunião da bancada feminina com Cristiano Zanin, indicado de Lula para ser ministro do STF, a assessoria da senadora se manifestou sobre o assunto. A equipe da parlamentar negou que Soraya participou do encontro com Zanin. “Ela está internada desde segunda-feira”.
Sobre a a posição da senadora em relação ao Zanin, por enquanto, é que não vai abrir o voto. Apesar da posição da assessoria, interlocutores do Congresso Nacional dão como certa a votação da senadora em Zanin no plenário.
O advogado foi indicado pelo presidente Lula da Silva (PT) para assumir a vaga que era do ex-ministro Ricardo Lewandowiski.
A sabatina com Zanin acontecerá no dia 21 de junho, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. No mesmo dia, o nome será analisado pelo plenário do Senado.
Para ter seu nome aprovado para ser ministro do STF, o indicado precisa do voto favorável de pelo menos 41 dos 81 senadores no plenário do Senado.