Diante das enchentes que devastaram várias regiões do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite está pressionando o governo federal por ajuda financeira para pagar os salários dos servidores públicos do estado. Leite fez um apelo durante uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (3).
“Sobre o benefício de manutenção de emprego e renda, é essencial que venha nos próximos dias algum tipo de ação do governo federal. Isso ainda não foi endereçado e nós temos muito receio sobre o que possa significar em demissões, que são evitáveis, a não ser que o governo federal entre em campo para garantir o pagamento de parte dos salários”, afirmou Leite, destacando que o programa de emprego e renda é “absoluta prioridade”.
O governador do RS planeja discutir a medida em uma reunião com parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Sul. Ele também pretende pedir compensações pela perda de arrecadação, que pode chegar a R$ 10 bilhões.
“O governo do estado e as prefeituras terão uma queda de arrecadação nos meses de maio, junho, julho e agosto que vai ser muito forte. A gente projeta uma perda de arrecadação que pode chegar aos 10 bilhões de reais para o estado até o final do ano”, afirmou Eduardo Leite.