(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Em 2023, Lula teve mais agendas no exterior que viagens no Brasil

O ano de 2023 foi marcado pelo desequilíbrio nas prioridades do presidente Lula (PT), que dedicou mais tempo e recursos às suas agendas internacionais do que às viagens dentro do Brasil, revela o levantamento com base na agenda oficial do chefe do Executivo.

Ao longo de seu primeiro ano no terceiro governo, Lula passou um total de 45 dias em viagens pelo Brasil, enquanto seu tempo no exterior ultrapassou essa marca em quase 20 dias, totalizando 64 dias. Os dados levantam questionamentos sobre a priorização de recursos e o foco do governo em meio a desafios internos.

O presidente visitou 23 países, incluindo nações como Argentina, China, Estados Unidos, Alemanha, Emirados Árabes e Japão. Enquanto isso, suas visitas nacionais incluíram 41 deslocamentos a 18 estados brasileiros. A região mais visitada foi o Sudeste, com 18 ocasiões, seguida pelo Nordeste, com 13 visitas; o Norte, com seis; o Sul, com três viagens; e o Centro-Oeste, com apenas uma.

O descompasso entre as viagens internacionais e nacionais levanta dúvidas sobre a prioridade dada pelo governo às demandas internas e sobre os gastos associados a essas viagens.