(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Em 2023, pela 1ª vez, Brasil não atinge meta de crianças no ensino fundamental

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados nesta sexta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil não bateu a meta de ter 95% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano). É a primeira vez em oito anos que o país não consegue alcançar o porcentual.

O porcentual de crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental ficou abaixo de 95% em todas as regiões do país, sendo o menor desde o início da série histórica da Pnad Educação, em 2016.

No Norte, a taxa foi de 94,8%, no Nordeste 94,5%, no Sudeste 94,9%, e no Sul e Centro-Oeste 94,2%.

Em 2018, o país registrou o maior número nesse indicador, com 97,4% das crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental. A partir desse ano, a proporção começou a cair.

Outra pesquisa, divulgada na segunda-feira 18, destacou os problemas de frequência escolar nessa etapa educacional. O estudo da Fundação Itaú revela que 48% dos estudantes brasileiros não conseguem concluir o ensino fundamental na idade adequada.

Os jovens afirmaram que enfrentam problemas para completar sua trajetória escolar devido a fatores como reprovação, evasão ou abandono escolar.

Qual a idade ideal para o início do ensino fundamental?

A Constituição Federal de 1988 assegura que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os anos iniciais do ensino fundamental obrigatório devem acolher crianças de 6 a 10 anos de idade. A alfabetização do aluno deve ocorrer obrigatoriamente no 1º ano, ou seja, aos 6 anos ele deve aprender a ler e escrever.

Já os anos finais do ensino fundamental vão do 6º ao 9º ano, onde os estudantes devem ter entre 11 e 15 anos de idade.