(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, visita fazenda ocupada por indígenas em MS

A ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, discursou durante visita à fazenda ocupada por grupo guarani kaiowá, Eles estão na área Laranjeira-Ñanderu, município de Rio Brilhante. A ministra dançou com as mulheres da etnia e ressaltou o compromisso firmado quando assumiu a pasta, de colocar os indígenas em outro patamar nas prioridades.

“É um momento de protagonismo dos povos indígenas, mas para além desse protagonismo, é um momento de mudança de postura do Governo Federal. O Estado Brasileiro precisa apresentar essa mudança concreta de postura e nós estamos entendendo este ano de 2023 com essa presença indígena nesses espaços para gente também resolver históricos conflitos que impactam diretamente os povos indígenas”, disse.

Secretário-executivo da pasta, o advogado Eloy Terena antecipou que durante encontro com o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), a ocorrer nesta tarde, serão colocados caminhos jurídicos que podem resolver a situação, já apontados em estudo feito 10 anos atrás.

“Algumas terras precisam ser demarcadas, outras desapropriadas e até indenizadas. Em Mato Grosso do Sul, no processo de colonização, foi se dando títulos das terras para pessoas privadas, ignorando a presença dos povos originários que aqui estavam e ainda estão. Então vamos buscar soluções para que não haja mais ataques, seja por parte de grupos privados ou por força pública sem ordem judicial”.