A Câmara dos Deputados instalou ontem (6), a Frente Parlamentar Mista em defesa das escolas cívico-militares com o objetivo de apoiar, fortalecer e incentivar esta modalidade de ensino nas escolas públicas no país. A proposta do Tenente Coronel Zucco marca o início dos trabalhos da frente e contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, do governador de São Paulo, Tarcisio Freitas e do ex-deputado estadual Capitão Contar, além de vereadores, prefeitos, deputados e senadores.
Zucco, que é autor do projeto de lei que instituiu o programa nas escolas gaúchas, revelou que 90% dos votantes das comunidades escolares onde há o modelo cívico-militar aprovam o projeto e diz que mais escolas querem ingressar. “Há uma longa fila de espera de municípios que desejam a instalação desse modelo de ensino. É uma pena que o atual governo seja contra e esteja trabalhando para extinguir a nossa querida escola cívico-militar”, disse o parlamentar.
O ex-presidente Jair Bolsonaro causou alvoroço ao chegar e também discursou para os participantes do evento: “Objetivo final é vocês serem alguém no futuro, alguém que produza e não que vida do Estado. Isso só é possível se vocês tiverem uma boa carga de conhecimento. Então, se combate a pobreza e a desigualdade é dando meios para que vocês alcancem aquele objetivo.”, afirmou Bolsonaro.
O ex-presidente também mandou uma mensagem aos jovens, “O orgulho do pai é ver vocês melhores do que eles, nós queremos nossos filhos melhores do que nós e só tem um caminho para isso, é com escola de qualidade”.
Defensor, padrinho e autor de projetos de implementação das Escolas Cívico-Militares, o ex-deputado estadual Capitão Contar esteve presente na cerimônia e comemorou a instalação da Frente Parlamentar. Capitão Contar e Zucco chegaram a servir no Exército juntos e inclusive se elegeram no mesmo ano em 2018. “Nós queremos ensino de excelência para as crianças, oportunidade de futuro, de dignidade e de oportunidades para os jovens. Eu acredito muito nesse modelo de escola e defendo que seja ampliado a todos os municípios que queiram levar o projeto para as suas comunidades. É sobre educação de qualidade, valores, respeito e segurança nas escolas”, disse Contar.