Um dia após a forte chuva que atingiu Cuiabá no feriado de aniversário da cidade, o prefeito Abilio Brunini (PL) se reuniu com vereadores nesta quarta-feira (9) para apresentar as ações emergenciais que a prefeitura vem adotando. Entre os principais pontos destacados está a manutenção do auxílio emergencial de R$ 1 mil, que segue válido para atender famílias atingidas por enchentes e outras calamidades.
“O auxílio emergencial ainda está em vigor. A lei serve para essa finalidade também”, explicou.
Ele lembrou que o principal entrave tem sido o acesso ao CadÚnico, exigido como critério pelo governo federal.
“Muitas pessoas que tinham direito não estão mais no CadÚnico, porque o governo federal desabilitou muitos beneficiários”, disse.
Durante a reunião, Abilio também comentou sobre a estrutura urbana e os impactos da falta de consciência ambiental da população, especialmente em áreas como a Avenida Prainha, que foi uma das mais afetadas pelo alagamento.
“No caso da Prainha, a gente tinha acabado de limpar. Tinha equipamento lá, mostramos vídeo, estava limpinho. E infelizmente, com a chuva forte, muito lixo deixado nas calçadas foi levado para as bocas de lobo que a gente tinha acabado de limpar”, ressaltou.
O prefeito reconheceu que a infraestrutura de drenagem é insuficiente em muitos pontos da cidade e disse que mudanças estruturais são urgentes.
“A vazão de água é hipossuficiente. Teria que rasgar tudo ali e fazer uma nova instalação de drenagem, mas também é educação ambiental. O povo deixa lixo no chão. No vídeo da enchente, você vê um monte de lixo flutuando, sacolas, tudo isso prejudicando um lugar que tinha acabado de ser limpo”, destacou.