Na busca de investimentos e promoção de ações sustentáveis para Campo Grande, a prefeita, Adriane Lopes cumpriu agenda nesta sexta-feira (11) em São Paulo. A chefe do executivo Municipal se reuniu com empresários da Carbonext, empresa de crédito de carbono com atuação nacional, acompanhada da senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina.
“Nos reunimos com a empresa nesta tarde para buscar soluções inovadores e o combate às mudanças climáticas, além de tornar a cidade mais verde e eficiente. Campo Grande desponta como uma das cidades mais arborizadas do mundo, por cinco anos consecutivos, reconhecido pela ONU [Organização das Nações Unidas]. Viemos buscar parcerias para desenvolver projetos ambientais para a Capital. Ações nesse sentido geram desenvolvimento econômico e contribuem com o bem-estar da população”, garantiu a Prefeita.
Cidade árvore
Campo Grande recebeu pelo 5º ano consecutivo o título de “Tree City of de World”, em tradução livre “Cidade Árvore do Mundo”, concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).
Em 2023, somente 170 cidades, de 21 países receberam esse reconhecimento.
O reconhecimento não tem relação apenas com a quantidade de árvores existentes na cidade e sim com a forma como a cidade planeja, realiza e mantém a gestão de suas florestas urbanas.
Para ser reconhecida, cada cidade cumpre cinco critérios principais de manejo de florestas urbanas. Esse reconhecimento comprova o compromisso dessas cidades em construir cidades saudáveis hoje e para o futuro. As florestas urbanas ajudam a definir uma sensação de lugar e bem-estar onde as pessoas vivem, trabalham, brincam e aprendem.
O programa Tree Cities of the World é um esforço internacional para reconhecer cidades comprometidas em garantir que as suas florestas e árvores urbanas sejam devidamente mantidas.
“Estamos determinados a manter Campo Grande como um exemplo global de liderança em preservação ambiental e qualidade de vida para nossos cidadãos. Seguimos trabalhando com sustentabilidade, desenvolvendo políticas públicas para validar a nossa capital, que é uma cidade belíssima e ainda a cidade das árvores”.
Parque Tecnológico de CG
O Parque Tecnológico é um hub de inovação e excelência que impulsiona o avanço tecnológico, pesquisas de ponta e o crescimento econômico.
O ParkTec CG, além de ser um espaço físico onde empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições se reúnem para promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação, trazendo de negócios para a cultura empreendedora e o desenvolvimento econômico de Campo Grande e de toda a América Latina, também é um ambiente de conexão. Por isso, é importante fazer parte da expedição da RILA.
Sobre a Carbonext
É uma empresa de tecnologia brasileira que trabalha no desenvolvimento de soluções para reduzir as emissões de carbono e promover a sustentabilidade ambiental.
Buscam encontrar maneiras inovadoras de capturar e armazenar carbono, além de desenvolver tecnologias para tornar processos industriais mais limpos e eficientes.
Fundada em 2010, atua na proteção de áreas por meio de projetos de desenvolvimento sustentável da floresta (Soluções Baseadas na Natureza), direcionando recursos às propriedades via créditos de carbono e desenvolvendo atividades de longo prazo que fomentem a bioeconomia local e suas comunidades.