Uma empresa descobriu como cultivar alimentos no gélido inverno da Noruega. Trata-se da Gruve Grønt (“meu verde”, em tradução livre), que está aproveitando uma caverna para manter plantações em regiões com as temperaturas negativas que ocorrem no país.
Fundada há dois anos, a companhia cria ambientes controlados com a técnica. Assim, mesmo que haja uma nevasca do lado de fora, é possível cultivar dentro desses abrigos naturais.
Cultivo alimentos na caverna
A produção chega a 15 mil kg por mês — 180 mil kg por ano. As instalações contam com cerca de 30 mil quadrados de área. Ou seja: são cerca de 60 toneladas por hectare — e isso em um país onde as temperaturas podem chegar a -20ºC no inverno.
“Cultivamos os alimentos dentro de uma caverna que tem isolamento natural e temperaturas estáveis durante todo o ano. disse, Rafik Halabi, cofundador da empresa. “Mesmo com temperaturas abaixo de zero no exterior, a caverna tem uma temperatura estável de cerca de 6 graus.”
De acordo com o site da companhia, com a técnica, a Gruve Grønt consegue disponibilizar mais de cem vegetais nutritivos aos restaurantes de Olso, capital norueguesa. São ervas e brotos cultivados em prateleiras acomodadas dentro das cavernas Sandvika, localizadas a 15 km dessa cidade.