Começa nesta segunda-feira (17) e segue até 28 de abril o prazo para candidatos solicitarem a isenção da taxa de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O processo é on-line pela página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Os interessados devem se encaixar nos critérios, preencher o formulário com os dados pessoais e aguardar aprovação. Pode solicitar a isenção o participante que está cursando a última série do ensino médio em 2023, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
Também tem direito ao benefício o inscrito que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
O participante que em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) também pode solicitar o benefício. Nesse caso, o interessado deverá informar o seu NIS (Número de Identificação Social) único e válido.
A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem, isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no período de 5 a 16 de junho.