O estudante Kauã Silva dos Santos, a estudante Yasmim Vitória e Ana Vitória Bercó de Souza da Rede Estadual de Ensino (REE) matriculados na Escola Estadual Cívico-Militar Alberto Elpídio Ferreira Dias , conhecida como professor Tito, foram destaque do 7º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU).
O tema “Prato feito: alimentação de qualidade é sinal de dignidade” cobrado pelo concurso de âmbito nacional tinha como objetivo despertar dos estudantes o interesse pela educação em direitos e cidadania. Assim como, fomentar a reflexão e debate acerca da pobreza, desigualdade, insegurança alimentar, fome e o aumento no número de casos de doenças crônicas não transmissíveis decorrentes de uma alimentação e nutrição inadequada. Além de buscar explorar nas situações dos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e nas escolas do sistema socioeducativo.
No ano de 2021 e 2022, a Escola Prof. Tito foi considerada a melhor Escola Cívico-Militar do Brasil. A instituição tem conseguido ingressar estudantes nas universidades além das conquistas nos concursos. O estudante Kauã Silva dos Santos, que cursou 3º ano do ensino médio em 2022, obteve a nota máxima (10) neste concurso, sob orientação da professora Nathália do Nascimento Gonçalvez. Além de conquistar a primeira colocação neste concurso, no ano passado, Kauan venceu o Concurso de Redação Manual de Barros conquistando bolsa de 100% no curso de Psicologia na Uniderp.
Enquanto que na categoria ensino fundamental, sob orientação da professora Nathália Gonçalves, a vencedora Yasmim Vitória conseguiu a nota de 9.22. Não muito distante foi a pontuação de Ana Vitória Bercó de Souza com 9.2, sob orientação do professor Waldemir Ribeiro.
O êxito de uma escola pública de periferia que atende aluno(a)s em situação de vulnerabilidade “só foi possível por meio da construção de uma cultura de aluno vencedor” explica o gestor Francisco Roja diante das conquistas dos estudantes. A Escola Cívico Militar Professor Tito é uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) que têm o intuito de oportunizar crianças e jovens a um ensino de qualidade e a conquistarem seus sonhos.
O 7ª Edição do Concurso de Redação, realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), é destinada aos estudantes do ensino fundamental e médio, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos). O evento contou com a parceria do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, da FIAN BRASIL, da Secretaria da Receita Federal do Brasil, das Secretarias Estaduais e Distrital de Educação, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, das Secretarias Estaduais de Administração Penitenciária, da Fundação Pitágoras, da Editora e Distribuidora Educacional S.A e suas Mantenedoras.
(Com informações Bombeiros)