As imagens do encontro entre os presidentes do Brasil, Lula (PT), e da França, Emmanuel Macron, na terça-feira (26), ganharam destaque nas redes sociais, mas também geraram críticas em relação ao populismo exacerbado nelas contido.
Nas plataformas digitais, especialmente no X (antigo Twitter), as fotografias dos dois líderes de mãos dadas no coração da floresta amazônica foram rapidamente transformadas em memes, sendo comparadas a ensaios fotográficos de casais e capas de filmes famosos.
Durante a visita, o presidente brasileiro conduziu Macron a Belém (PA) e a uma ilha do Estado, escolhidas estrategicamente por sediarem a COP30 em 2025. Embora a estadia de Macron no Brasil seja de três dias, os internautas concentraram sua atenção nas imagens do primeiro dia, reinterpretando-as como pôsteres de filmes, alguns como “Crepúsculo”, “Vermelho, Branco e Sangue Azul” e “Call Me by Your Name”.
Além do humor, houve também críticas à apelação populista das fotos, questionando se é apropriado para líderes de estado se envolverem em tais representações teatrais, em detrimento de assuntos mais substanciais e pertinentes à sociedade.
Um detalhe que não passou despercebido pelos usuários do X foi a semelhança das fotos com os populares ensaios fotográficos de pré-casamento, especialmente devido ao fato de Lula e Macron estarem de mãos dadas na maioria das imagens, alimentando ainda mais a criatividade dos internautas.
Veja abaixo alguns memes sobre as fotos: