O Carrefour Brasil reconheceu, em nota, que está sendo impactado pela interrupção no fornecimento de carnes pela indústria nacional, após grandes frigoríficos suspenderem as entregas às unidades do grupo no país.
– Infelizmente, a suspensão do fornecimento de carne impacta nossos clientes, especialmente aqueles que confiam em nós para abastecer suas casas com produtos de qualidade e responsabilidade – declarou o grupo, que inclui as redes Carrefour, Atacadão e Sam’s Club.
Apesar da interrupção, o Carrefour Brasil assegurou que não há desabastecimento de carnes em suas lojas. Desde a semana passada, frigoríficos brasileiros deixaram de fornecer produtos ao grupo, em resposta à decisão da matriz francesa de suspender a venda de carne proveniente do Mercosul.
Segundo fontes do setor, a paralisação no fornecimento afeta mais de 150 lojas no Brasil. Entre os frigoríficos que aderiram à medida estão JBS, Marfrig e Masterboi, que não se pronunciaram publicamente. A Friboi, marca da JBS responsável por 80% do volume fornecido ao grupo, também interrompeu as entregas.
Especialistas estimam que os efeitos da suspensão serão perceptíveis nas gôndolas a partir desta segunda-feira (25), devido ao limite dos estoques de produtos resfriados e congelados.
A iniciativa dos frigoríficos conta com apoio do governo, que pediu uma “ação enérgica” contra o boicote promovido pelo Carrefour. A represália foi motivada pela declaração do CEO da empresa, Alexandre Bompard, que anunciou na última quarta-feira (20) a decisão de cessar a venda de carne do Mercosul nas lojas francesas.
Em reação, um frigorífico cancelou imediatamente o envio de caminhões que abasteceriam 50 unidades do grupo no Brasil. A indústria exige uma retratação pública de Bompard para retomar o fornecimento.
– Lamentamos profundamente a atual situação e reafirmamos nossa estima e confiança no setor agropecuário brasileiro, com o qual sempre mantivemos uma relação sólida e de parceria. Reconhecemos a importância deste setor para a economia e a sociedade, e seguimos comprometidos com o fortalecimento dessa relação – afirmou o Carrefour Brasil.
O grupo ressaltou ainda que, há 50 anos, constrói e mantém uma relação de confiança mútua com seus fornecedores, pautada pelo respeito e pela parceria.