Operação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MPMS) apreendeu R$ 88 mil na casa de um dos vereadores envolvido no esquema de corrupção, deflagrada na manhã desta quarta-feira em Ribas do Rio Pardo.
A Operação chamada “Tangentopoli” cumpre oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. Foram alvos o ex-prefeito Zé Cabelo (PSDB) e vereadores Anderson Arry (PSDB) e Tiago do Zico, (PSDB) ex-presidente da Câmara.
Segundo MPE, as investigações do GAECO/MPMS revelaram a existência de uma associação criminosa, formada por vereadores e pessoas a eles ligadas, voltada ao cometimento de corrupção e demais delitos correlatos.
No decorrer das investigações, foram detectados vários ilícitos eleitorais, que serão apurados. O nome da operação faz alusão ao escândalo de corrupções em Milão, na Itália, que ganhou denominação na mídia de tangentopoli (cidade das propinas), que é a combinação da palavra “tangente” (propina) e “poli” (cidade).