(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Governo adquire antipsicóticos e antidepressivos para o Planalto

Presidência vai adquirir um combo de medicamentos, dentre eles, os de tarja preta

O governo Lula vai adquirir um combo de medicamentos, dentre eles, os de tarja preta, para reabastecer o posto médico da Presidência. O item também é indispensável no kit de viagem da Presidência. O Palácio do Planalto vai comprar, também, medicamentos como antipsicóticos, antidepressivos e remédios para combater insônia e artrite.

Em duas relações distintas de preços, a Secretaria de Administração da Presidência efetuou a aquisição de fármacos como alprazolam e diazepam, para ansiedade, do sedativo fenobarbital, popularmente conhecido como gardenal, do antipsicótico haloperidol, do antidepressivo quetiapina e do zolpidem, utilizado para disfunções do sono, de acordo com levantamento publicado por Paulo Cappelli, do Metrópoles.

O primeiro edital, com um orçamento de R$ 106,6 mil, tem como objetivo a aquisição de 69 itens diversos, incluindo 200 ampolas de diazepam 5mg/ml de 2ml cada, 50 ampolas de 2ml de fenobarbital sódico, um sedativo e anticonvulsivo, 300 comprimidos de alprazolam de 1mg, e 2 mil comprimidos de 500mg de Valaciclovir, destinado ao tratamento do herpes. Além desses, o edital também contempla a compra de antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, medicamentos para hipertensão arterial e analgésicos.

A licitação também traz remédios de uso específico como atropina, receitadas por oftalmologistas para dilatar as pupilas, o clopidogrel, para prevenir trombose, a colagenase, para remover tecidos mortos e estimular a cicatrização, e o etomidato, hipnótico intravenoso para indução de anestesia geral.

No segundo edital, com orçamento de R$ 68 mil, 240 comprimidos de quetiapina de 25mg foram incluídos, além de 100 ampolas de 1ml do antipsicótico haloperidol de 5mg/ml, 200 ampolas de 3 ml do sedativo midazolam de 5mg/ml e 150 comprimidos de zolpidem de 5mg.

Dentre os 62 itens do edital, também constam medicamentos para complicações cardíacas, vasodilatadores, descongestionantes nasais, antiopioides, remédios para úlceras, gases e outros problemas gastrointestinais, antialérgicos, diversos tipos de analgésicos e relaxantes musculares.