O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou a composição do primeiro escalão de seu governo, evidenciando uma significativa presença feminina em cargos-chave em comparação com o governo brasileiro administrado por Lula (PT). Com a nomeação de três mulheres para postos de destaque, Milei supera a proporção adotada por Lula no início de seu mandato.
Dentre os 9 ministros escolhidos por Milei, três são mulheres. Sandra Pettovello assume o Ministério do Capital Humano, Diana Mondino estará à frente do Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto, enquanto Patricia Bullrich comandará o Ministério da Segurança.
Além das três ministras, Milei designou Victoria Villarruel como vice-presidente e Karina Elizabeth Milei, sua irmã, como Secretária Geral da Presidência, fazendo com que as mulheres ocupem quase 50% de todo o seu primeiro escalão de governo.
Ao comparar a composição de gênero dos governos de Milei e Lula, nota-se uma diferença marcante. Quando assumiu a Presidência em janeiro deste ano, Lula optou por um gabinete com 80% de homens e apenas 20% de mulheres, mesmo usando como norte de campanha a equiparação de género, o que não cumpriu após eleito.
Veja abaixo as nomeações de Milei:
- Luis Caputo – Economia;
- Patricia Caputo – Segurança;
- Cúneo Libarona – Justiça;
- Guillermo Ferraro – Infraestrutura;
- Diana Mondino – Relações Exteriores;
- Sandra Petovello – Capital Humano;
- Guillermo Francos – Interior;
- Luis Petri – Defesa;
- Mario Russo – Saúde.