O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) foi anunciado como o novo ministro das Comunicações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi realizado pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, nesta quinta-feira (10).
A troca ocorre após o pedido de demissão de Juscelino Filho, na terça-feira (8), denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de emendas.
Fernandes é líder do União Brasil na Câmara dos Deputados. Ele está no segundo mandato na Casa e foi indicado pelo partido para o cargo. Natural de São Luís, capital maranhense, tem 45 anos e é administrador.
Na quarta-feira (9), em meio à à cúpula dos países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em Honduras Lula disse que faria uma reunião antes de definir o nome.
— O União Brasil tem o direito de me indicar um sucessor para o Juscelino. Eu já tenho o nome, eu conheço o Pedro Lucas, eu vou voltar para o Brasil, amanhã de manhã eu vou conversar com a União Brasil e se for o caso, já discuto a nomeação dele — afirmou a jornalistas.
Décima troca de ministros
Esta é a décima troca de ministros na Esplanada. Desde o início do governo, em janeiro de 2023, três caíram diante de denúncias. Além de Juscelino, polêmicas derrubaram Gonçalves Dias (GSI) e Silvio Almeida (Direitos Humanos).