(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Governo Trump confirma que Moraes pode sofrer sanções nos EUA: ‘Em análise’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pode ser alvo de sanções por parte do governo dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo chefe da diplomacia americana, senador Marco Rubio, durante audiência nesta semana na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes.

Rubio, um dos principais articuladores da política externa do governo Trump, afirmou que as sanções contra Moraes estão “em análise neste momento” e destacou que há “uma grande possibilidade” de que sejam aplicadas. Essa é a primeira manifestação oficial do governo republicano em relação a uma possível punição ao magistrado brasileiro.

A declaração veio em resposta a questionamentos sobre a atuação de Moraes em casos relacionados à liberdade de expressão e ao tratamento de opositores políticos no Brasil. Nos últimos anos, o ministro tem sido figura central em investigações de combate à desinformação e aos ataques às instituições democráticas brasileiras.

Rubio não detalhou quais sanções estariam sendo avaliadas, mas nos bastidores, especula-se sobre medidas como restrição de visto, bloqueio de bens e proibição de transações financeiras em território americano — medidas comumente aplicadas a autoridades estrangeiras acusadas de abusos de poder ou violações de direitos humanos.

O posicionamento aumenta a tensão diplomática entre setores do judiciário brasileiro e a ala republicana dos Estados Unidos, especialmente em meio à pré-campanha presidencial americana, que tem adotado um tom mais duro em relação a lideranças da América Latina.

Até o momento, o STF não comentou oficialmente as declarações de Rubio.