(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Grupo do PSDB tenta emplacar Coronel tucana como vice de Beto Pereira

Candidata a deputada federal na última eleição pelo PSDB, Neidy Nunes Barbosa Centurião, Coronel da PM, deve ser a vice do deputado federal Beto Pereira (PSDB) na chapa que disputará à prefeitura de Campo Grande nas eleições deste ano.

Fontes do PSDB ouvidas pelo O Contribuinte já dão como certa a escolha de Coronel Neidy para a vaga. O partido busca repetir a estratégia do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que indicou o ex-coronel da PM, Mello Araújo, para o posto.

Neidy disputou as eleições de 2022 pelo PSDB

Sem vice 

A escolha da Coronel com histórico no PSDB, vai contra os interesses do MDB, do ex-governador André Puccinelli, principal aliado do PSDB no plano municipal.

Filiação ao PL 

O Contribuinte apurou que Coronel Neidy deve trocar o PSDB pelo PL nos próximos dias, para compor a aliança como o nome indicado do partido nas eleições municipais.

Saiba

A coronel PM Neidy Nunes Barbosa Centurião ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul em 1994, depois de passar no concurso público de 1993 para oficial da instituição. Ela comandou a Companhia de Trânsito, o Policiamento Montado, o 1° Batalhão da Capital, a Comunicação Social, a Cavalaria da Polícia Militar, o Batalhão Rodoviário e o Subcomando da PMMS em Corumbá. A coronel também fez história na PMMS. Depois de ter sido a primeira mulher a se tornar coronel da corporação, em 2020, a militar assumiu o comando da PMMS no ano passado, em razão do afastamento do comandante-geral, o coronel PM Renato dos Anjos Garnes, que sofreu um acidente. A gestão foi de cerca de 60 dias, mas ela se tornou a primeira mulher o posto no Estado.

Assembleia deve mudar Lei para viabilizar candidatura de coronel a vice na Capital

O Projeto de Lei Complementar 5/2024, que altera o Estatuto dos Militares do Estado (Lei Complementar 53/1990), começou a tramitar nesta quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A matéria tem como objetivo possibilitar que policiais militares da ativa se candidatem a cargos eletivos, desde que atendam exigências quanto ao tempo de serviço.

O texto no plenário pode beneficiar a ex-subcomandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Neidy Nunes Barbosa, para ser a vice de Beto Pereira (PSDB), pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande nas Eleições Municipais de 2024.

A “coincidência” pode indicar que a Lei está sendo alterada para permitir a candidatura da coronel, que foi exonerada de cargo de confiança a pedido no dia 5 de junho.

Por ser PM, Neidy está livre da exigência de filiação partidária com seis meses de antecedência, e tem dia 5 de agosto para confirmar a candidatura.

A mudança da Lei também abre a possibilidade de mais policiais militares da ativa se candidatarem.

Atualmente, Mato Grosso do Sul tem vários ex-pms eleitos, como por exemplo o deputado Coronel David (PL) e o vereador Coronel Vilasanti (União), mas ambos eleitos como PMs aposentados.