Nesta quarta-feira (10), durante reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi questionado sobre a possibilidade de conceder reajuste salarial para os servidores públicos ainda este ano.
Formado por titulares da Fazenda, Casa Civil, do Planejamento e Orçamento e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o JEO é a instância do governo que decide sobre assuntos relativos ao orçamento e o assunto de reajustes aos servidores foi debatido.
Segundo Haddad, não será possível reajustar os salários dos servidores porque “o orçamento já está fechado”.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que estava na reunião, apresentou cenários possíveis para atender ao funcionalismo com eventuais reajustes até o ano de 2028.
Haddad prometeu analisar os cenários trazidos por Dweck e disse também que o Ministério de Planejamento, gerido pela ministra Simone Tebet, também deve analisar os dados.
– Na verdade, ela [Dweck] apresentou cenários, e cada ministério, sobretudo Planejamento e Fazenda, vão devolver para a Casa Civil para fazer uma apanhado – disse Haddad que encerrou dizendo que o assunto é desafiador.
– É tudo desafiador. Nós temos que equacionar as contas públicas. Há votações importantes que vão acontecer na semana que vem no Congresso.