(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Haddad diz que está preocupado com mundo mais conservador.

O ministro da Economia, Fernando Haddad, expressou preocupação com os resultados das eleições municipais de 2024 e com os pleitos ao redor do mundo. Segundo ele, o cenário político global tem se tornado cada vez mais “conservador e distópico”. As declarações foram feitas durante um evento promovido pelo banco Itaú, em São Paulo, nesta segunda-feira (14).

“Fiquei preocupado com o resultado, mas não apenas no Brasil. Acredito que o mundo está muito mais conservador e distópico do que imaginamos. Hoje, há espaço para todo tipo de retórica. O que parecia improvável há 10 ou 20 anos, do ponto de vista discursivo, agora encontra um palco. Mesmo pessoas que seguem padrões civilizados, como comer com garfo e faca, estão falando contra vacinas e contra as mudanças climáticas. Isso me preocupa, pois esses discursos estão ganhando força, ao invés de perder. Imaginávamos que eles ficariam no passado”, afirmou Haddad.

O ministro também ressaltou que nunca viu um país progredir “negando evidências científicas ou ignorando as recomendações da ciência”.

As declarações de Haddad ocorreram após o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentar uma performance aquém do esperado nas eleições. O vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT-MG), reconheceu que o partido está desconectado da realidade.

“A performance decepcionante do partido do presidente mais icônico da história do Brasil expõe nossa desconexão com a realidade. O mundo mudou e novas demandas surgiram. Precisamos nos reinventar para nos conectar com a juventude, trabalhadores urbanos e rurais, mulheres e empreendedores que impulsionam a economia. Sem essa reconexão, estamos condenados ao fracasso. O legado de Lula é grandioso, mas o partido precisa de ajustes práticos. O momento de mudança é agora!”, destacou Lopes.

A avaliação foi feita nas redes sociais, após o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrar insatisfação com o desempenho do PT nas eleições deste ano.

“Precisamos rediscutir o papel do PT. Hoje, 80% dos prefeitos eleitos estão em cinco estados, todos no Nordeste. Tivemos uma boa participação no Rio Grande do Sul e mantivemos os municípios que já governávamos em Minas Gerais, mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, e até Araraquara, onde estávamos confiantes na vitória. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema”, declarou Lula em entrevista à rádio O Povo/CBN na última sexta-feira (11).