(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Inmet alerta para mais um fenômeno que deve agravar situação e trazer mais chuvas no RS; VEJA PREVISÃO

A formação de um ciclone extratropical está prevista para esta semana no Rio Grande do Sul, trazendo consigo chuvas intensas e temporais. A causa dessas instabilidades está relacionada a uma frente fria que deve cruzar o estado entre terça-feira (7) e quarta-feira (8).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas mais ao sul do estado gaúcho e toda a região de fronteira com o Uruguai serão atingidas por fortes áreas de instabilidade, resultando em chuvas volumosas.

No extremo sul do Rio Grande do Sul, são esperados volumes de chuva que podem exceder 100 milímetros em 24 horas, podendo chegar a mais de 150 mm até o início da quarta-feira (8), segundo o Inmet.

Além disso, a região que abrange cidades como Pelotas, Rio Grande, Campanha e o oeste do estado, incluindo Alegrete e São Borja, também enfrentará temporais, ventos com rajadas acima de 70 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Essa frente fria é resultado do deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica no Norte da Argentina, que segue em direção ao sul do Uruguai. Além disso, a formação de um ciclone extratropical, que se deslocará rapidamente para o oceano, também contribui para essas condições meteorológicas.

Previsão:

No fim desta quarta-feira (8), nas regiões Sul e Oeste do RS, o tempo ficará frio e seco devido ao ingresso de um sistema de alta pressão atmosférica. Nas demais áreas, a instabilidade cessará no fim do dia.

Na quinta-feira (9), a maior parte do estado gaúcho terá tempo frio e seco, mas no fim do dia, pode ocorrer chuva no norte do estado. As temperaturas mínimas variarão de 4°C a 8°C nas áreas mais frias do Sudoeste, Planalto e Serra.

Em Porto Alegre, as temperaturas mínimas ficarão em torno de 12°C. Durante a sexta-feira (10), as chuvas retornarão devido às áreas de instabilidade.

No fim de semana, a formação de uma frente fria, com reforço de ar frio de origem polar, provocará mais chuva. A expectativa é de tempo úmido e gradativamente mais frio.

A chuva mais intensa deve ocorrer no norte e leste do estado, enquanto o sul e oeste terão tempo mais seco a partir da segunda-feira (13).