Nesta segunda-feira, 1º, comemora-se o dia da mentira. Mesmo que não seja uma data oficial, internautas aproveitaram a ocasião para relembrar as declarações falsas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com a hashtag #LulaDay, os usuários da rede social Twitter/X também divulgaram memes sobre as promessas de campanha de Lula.
O pré-candidato a vereador por São Paulo Douglas Garcia (PL), por exemplo, publicou um vídeo com a seguinte legenda: “Parabéns, Lula, pelo seu dia”.
A publicação mostra o presidente em um debate eleitoral, na Globo, em 2022. Na ocasião, Lula afirmou que “não é prudente, nem democrático, um presidente da República querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos”. Em seguida, o vídeo mostra Lula comemorando a ida do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“Pela primeira vez na história deste país, conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, o companheiro da qualidade de Flávio Dino”, afirmou Lula.
Além disso, Garcia lembrou que Lula acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de ter “roubado os móveis do Palácio do Alvorada”.
“Se fosse dele [Bolsonaro], ele tinha razão de levar mesmo, mas ali é uma coisa pública”, afirmou Lula, ao referir-se aos móveis. “Não sei por que tem de levar cama embora.”
Em seguida, aparece no vídeo o jornalista da Globo William Bonner. Na ocasião, ele noticiava que “todos os móveis e objetos que tinham sido considerados desaparecidos do Palácio da Alvorada, no início do ano passado, foram encontrados”.
Senador Flavio Bolsonaro também usou as redes sociais para debochar de Lula
Já o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) fez uma publicação que mostra o presidente fazendo uma “confissão”. No vídeo, Lula diz que, quando viajava para a Europa, dizia que o Brasil tinha 30 milhões de crianças de rua.
Em outro vídeo, Lula afirma que acompanha os jogos de futebol do campeonato chinês, que “passa na televisão brasileira”. Nenhuma emissora do país transmite as partidas daquele torneio. “Porque tem muito jogador brasileiro jogando na China e tem canal de televisão que transmite”, afirmou Lula, em entrevista.