Neste domingo (8), o Ministério das Relações Exteriores atualizou as recomendações para os cidadãos brasileiros que estão na Síria a fim de preservá-los de qualquer situação de confronto que possa acontecer após a destituição do presidente Bashar al-Assad.
Diante da situação de instabilidade, o Itamaraty emitiu uma série de recomendações. Aos brasileiros que não estão na Síria, é aconselhado evitar viagens ao país. Para aqueles que já residem ou estão de passagem pela região, a orientação é buscar sair do território por meios próprios, sempre que possível, até que a situação volte à normalidade.
Para os que optarem por permanecer, é importante seguir as instruções das autoridades locais e evitar zonas de risco. Também há alertas para não participar de aglomerações ou protestos, manter documentos em dia — como passaportes com validade de pelo menos seis meses — e garantir que haja provas de nacionalidade brasileira, como certidão de nascimento ou carteira de identidade.
Em casos de emergência, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores pode ser acionado pelo WhatsApp, no número +55 61 98260-0610, com atendimento 24 horas.