(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Jean Paul Prates pede reunião com Lula e pode deixar comando da Petrobras

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, pediu uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é discutir sua gestão à frente da estatal. A data do encontro não foi definida.

Segundo o site Poder360, Prates está infeliz com a falta de apoio de Lula em relação aos ataques que tem recebido de membros do governo. Caso não tenha apoio do Planalto, existe a possibilidade de o executivo pedir demissão.

Prates sofre ataques de diversos setores do governo, que querem sua saída da presidência da estatal. Desde 2023, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) têm feito críticas ao seu trabalho na Petrobras.

O atual CEO da petroleira e o ministro da Minas e Energia vivem um embate desde o ano passado. No começo, as críticas estavam centralizadas em aspectos técnicos, como a reinjeção de gás natural nos poços de petróleo da estatal. O conflito, no entanto, acabou ficando mais ácido com o passar do tempo.

O episódio mais grave entre Prates e Silveira aconteceu no mês passado, quando membros do governo no conselho de administração da Petrobras vetaram a distribuição de dividendos “extraordinários”. A ação foi orientada por Silveira e Rui Costa.

O CEO tem dito a pessoas próximas que está esgotado. Além disso, quer que o presidente interceda a seu favor. No Planalto, quase ninguém acredita que essa situação possa acontecer. Eles estimam que Prates não deve permanecer no estatal até o fim do mandato de Lula, em dezembro de 2026.