Na tarde deste domingo, 7, Michael Shellenberger, jornalista e escritor norte-americano reconhecido pelo seu combate contra o alarmismo climático e censura estatal, publicou em seu perfil oficial no Twitter/X uma crítica contra o governo Lula que, segundo ele, apoia a censura.
Shellenberger já havia denunciado a ligação de autoridades brasileiras, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, com a censura no escândalo do Twitter Files Brasil.
“Não sou brasileiro, mas sou jornalista. E os verdadeiros jornalistas são contra a censura”. – Michael Shellenberger.
O jornalista soma-se à lista das pessoas públicas indignadas com a atual onda de censura imposta às redes sociais pelo Judiciário brasileiro — principalmente na pessoa do ministro Moraes. Ao fazer um balanço da própria atuação enquanto jornalista, Shellenberger afirma que o PT, Lula e mais uma rede de jornalistas ideologicamente comprometidos com o governo apoiam a censura.
Shellenberger critica a defesa da censura praticada pelo governo Lula
O escritor norte-americano já foi acusado de conspiracionista por causa de seu trabalho investigativo que questiona a narrativa midiática sobre o aquecimento global. Ele também é crítico ao aumento das regulamentações estatais.
“As pessoas que exigem a censura das teorias da conspiração”, diz ele, “devem tomar cuidado para não divulgá-las”. Shellenberger, que admite ter votado em Biden, afirma que não apoia nem Trump nem Bolsonaro; mas critica a censura e a tentativa de controle das redes sociais por parte da esquerda brasileira. Ele tem a experiência de ter vivido no Brasil e trabalhado em prol da esquerda à época.
“No início dos anos 1990, morei no Brasil, convivi com o MST e apoiei o PT. O fato de Lula, o PT e os jornalistas que eles financiam apoiarem a censura é grotesco e todos deveriam ter vergonha de si mesmos”. Por fim, na mesma publicação, o jornalista compartilha algumas fotos de sua época pró-PT.