(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Juíza arquiva processo contra Trump por invasão do Capitólio.

A juíza federal Tanya Chutkan, do Distrito de Columbia, decidiu nesta segunda-feira (25) encerrar o processo contra o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionado à ingerência eleitoral e à invasão do Capitólio por seus apoiadores em janeiro de 2021. A decisão foi tomada após uma solicitação do promotor especial Jack Smith.

Smith justificou o pedido ao afirmar que Trump venceu a eleição presidencial deste ano, e os regulamentos do Departamento de Justiça proíbem processar um presidente em exercício. Em seu despacho, a magistrada destacou que o pedido de arquivamento foi apresentado pela promotoria sem oposição por parte da defesa de Trump, o que resultou no encerramento do caso.

O promotor especial também retirou duas acusações federais contra Trump: uma sobre o ataque ao Capitólio, em análise no Distrito de Columbia, e outra relacionada aos documentos confidenciais levados da Casa Branca para a residência de Trump em Mar-a-Lago, cuja análise está sob a Justiça da Flórida.

Durante a campanha, Trump havia prometido que, ao assumir a presidência, demitiria Jack Smith e encerraria os casos contra ele, que classificou como perseguição política. Após a decisão desta segunda, Trump declarou:
– Foi um sequestro político, e o fato de algo assim ter acontecido foi um ponto baixo na história do nosso país. No entanto, eu perseverei e, contra todas as probabilidades, eu VENCI.