(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

EXTRA: Lewandowski vai antecipar aposentadoria; Zanin é o favorito de Lula para suceder ministro no STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), pretende antecipar a aposentadoria. Lewandowski completa 75 anos em maio, quando precisa deixar a Corte Suprema. Contudo, o magistrado pensa em aposentar na última semana de abril.

De acordo com interlocutores, Lewandowski ainda aguarda uma oportunidade de conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a vaga dele no STF, onde está desde 2006, quando foi indicado pelo presidente Lula.

O ministro defende que a vaga seja ocupada pelo jurista Manoel Carlos de Almeida Neto. Neto foi secretário-geral da Corte e tem mais de uma década de experiência no Supremo Tribunal Federal.

Apesar disso, Lula disse em uma entrevista à BandNews que, se indicasse o Cristiano Zanin, “todo mundo compreenderia que ele merece”. Zanin foi advogado de Lula na época em que o presidente se defendia dos processos da operação Lava-Jato.

Há consenso entre os integrantes do governo mais próximos a Lula que o presidente mantém o advogado Cristiano Zanin como favorito para ocupar a primeira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nos bastidores, Zanin é apontado no momento como o mais bem posicionado para ser alçado à Suprema Corte. O advogado foi o único “candidato” à vaga de Lewandowski citado publicamente por Lula como possível ungido.