O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusou os conservadores de terem preconceito contra a arte e a cultura. A fala aconteceu durante um evento no Recife, em Pernambuco, nesta quinta-feira (5), no qual foi sancionado o Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura.
– A gente tem que lutar contra o preconceito daqueles conservadores que são contra a arte, são contra a cultura, são contra o artista de televisão, do teatro, os que dançam. Não é possível que a gente não tenha coragem de enfrentar essa gente que inventa mentira todo dia – disse.
Durante o evento, Lula também falou sobre a Lei Rouanet e disse que a legislação não “dá dinheiro” para as pessoas, mas aprova projetos.
– A Lei Rouanet não é favor, a Lei Rouanet não dá dinheiro. A Lei Rouanet aprova um projeto. O artista que teve o projeto aprovado vai ter que correr atrás de dinheiro. E vou contar uma coisa para vocês, se ele for negro e pobre, da periferia, ninguém quer dar dinheiro para ele. As pessoas querem dar dinheiro para outros tipos de artistas – completou.
Foto: PR/Ricardo Stuckert