O Presidente da República Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 11, que sempre sonhou em politizar o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Sempre sonhei que a gente deveria ter na Suprema Corte um ministro com a cabeça política, que tivesse vivenciado a política”, disse o petista ao falar sobre Flávio Dino durante o anúncio que oficializou a escolha de Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Não que o que ta lá não tenha, mas ninguém que está lá tem a experiência política que tem o Flávio Dino: a experiência de deputado, a experiência de perder eleição, a experiência de ganhar eleição, a experiência de depois, sabe, ser deputado federal, depois ser eleito governador, duas vezes senador. Essa é uma experiência que nós não temos nenhuma prática”, acrescentou.
Hipocrisia?
O ex-deputado e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Novo) afirmou que o sonho de Lula de politizar o STF é hipocrisia do presidente e de seu partido.
“Lula confessa: seu sonho era ministros políticos no STF. O PT sempre atacou a Lava Jato dizendo que era uma operação política, quando o trabalho era técnico e feito por mais de 15 procuradores. Agora que o PT está no poder, ter juízes políticos se tornou algo aceitável. Hipócritas”.