Pesquisa realizada pela Atlas Intel e divulgada nesta quinta-feira (7), revela uma queda na avaliação dos brasileiros sobre o governo Lula em todas as áreas em 2024.
Segundo o instituto, a imagem negativa de Lula superou numericamente sua imagem positiva pela primeira vez desde agosto de 2022. Atualmente, a imagem negativa do ex-presidente é de 49%, enquanto a positiva está em 47%. Em janeiro, a avaliação positiva era de 53%, enquanto a negativa estava em 45%.
Andrei Roman, CEO da Atlas Intel, destaca que o resultado mais significativo da pesquisa é a mudança na percepção sobre o governo: “Tradicionalmente, a popularidade pessoal do Lula era a principal âncora da aprovação dos seus governos. Pela 1a vez, o governo passa a ter uma percepção melhor de desempenho do que o presidente”.
Entre janeiro e março, as avaliações positivas sobre áreas como “Justiça e combate à corrupção” e segurança pública” caíram de 40% para 28% e de 36% para 24%, respectivamente, registrando as quedas mais acentuadas.
Além disso, as avaliações negativas sobre “Responsabilidade fiscal e controle de gastos” e “Justiça e combate à corrupção” ultrapassam os 50%, atingindo 58% e 55%, respectivamente.
A pesquisa entrevistou 3.154 pessoas em todo o Brasil entre 2 e 5 de março, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.