O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu detalhes, neste domingo (15), sobre a cirurgia realizada na última semana após ser diagnosticado com uma hemorragia intracraniana. O problema de saúde foi consequência de um acidente doméstico ocorrido em outubro, no Palácio da Alvorada. As declarações foram feitas em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.
Segundo Lula, o procedimento, conhecido como trepanação, envolveu a realização de furos em sua cabeça. Durante a entrevista, o presidente retirou o chapéu e mostrou os curativos nos locais onde os furos foram feitos.
— Eu tenho que esperar cicatrizar o furo que eles fizeram para tirar o líquido. Um furo para tirar o líquido, outro para jogar soro e ir lavando o cérebro. Então, estou com vários curativos na cabeça — explicou.
O presidente também relatou como ocorreu o acidente doméstico no dia 19 de outubro. De acordo com ele, estava sozinho no banheiro quando sofreu a queda.
— A Janja estava na cozinha, fazendo as coisas dela. E eu caí sozinho. Durante alguns segundos, tive dificuldade de mexer as mãos e as pernas. Aí consegui virar, fui até a porta, peguei o trinco, mexi as pernas e consegui me levantar — contou.
Lula afirmou que agora pretende se cuidar com responsabilidade. Ele permanecerá em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando fará uma nova tomografia.
— Os médicos me deram tranquilidade. Se eu me cuidar, vou sair dessa. Vou ficar em casa, me cuidando. Tenho muita responsabilidade e disciplina — concluiu.