O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou ter a si mesmo em alta conta ao dizer, na manhã desta sexta-feira (13), que as pessoas que votaram nele são “mais inteligentes” do que estudantes de concursos públicos. A declaração aconteceu durante a inauguração do Complexo de Energias Boaventura em Itaboraí, no Rio de Janeiro.
– Não fui petroleiro, certamente pela minha formação profissional e pelo pouco tempo de escolaridade que tive, jamais passaria no concurso da Petrobras. Como o povo é mais inteligente do que quem faz concurso, o povo achou que eu deveria ser presidente da República e por isso estou aqui na Petrobras com vocês – disse o petista.
Na ocasião, Lula comentava sobre a camisa da Petrobras que ele estava usando durante o evento. Além do presidente, também estavam presentes o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Lula aproveitou o evento para criticar a Operação Lava Jato, que o levou a ficar preso por 580 dias, em Curitiba (PR). De acordo com o petista, a Lava Jato não visava prender corrupto mas “desmoralizar a Petrobras aos olhos da sociedade” para privatizá-la. A operação revelou diversos escândalos de corrupção envolvendo a petroleira.