Apesar das críticas, o petista disse que o STF tem um “papel extraordinário”
Nesta quinta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) pela discussão sobre a temática da descriminalização do porte da maconha. Na avaliação do petista, a Corte Suprema está tratando de temas que não são de sua responsabilidade e, neste caso, deveria ter deixado a discussão com o Congresso Nacional.
– Acho que a Suprema Corte está tratando de muitos casos que, muitas vezes, não precisaria nem tratar – disse o presidente em entrevista à rádio Itatiaia.
Na avaliação de Lula, a decisão sobre a quantidade de gramas de porte de maconha não deveria ser de advogado, mas de pessoas da área da saúde.
– Quando a gente fica entrando em muitos temas, em temas polêmicos, acho que a gente pode correr risco. Quando a gente planta vento, a gente pode colher tempestade – declarou ele.
E continuou:
– Vai para Suprema Corte somente coisa que tiver ligado à Constituição. Senão, não precisa ir.
Nesse sentido, Lula disse que a “culpa” também é de quem entra com recursos em determinados temas.
Apesar das críticas, o petista disse que o STF tem um “papel extraordinário”. Em sua avaliação, a Suprema Corte é uma espécie de “guardiã da nossa Constituição”.