As Lideranças da direita convocam a população de Mato Grosso do Sul para participar da “Marcha da Família pela vida”. O ato acontecerá em todo o país, no próximo dia 12 de outubro (amanhã), dia das crianças. Em Campo Grande, a concentração será às 15 horas, na Praça do Rádio Clube Cidade.
Dourados
Concentração: Praça Antônio João, 15 horas.
Corumbá
Concentração: Atrás do poliesportivo da Porto Carreiro, 15 horas.
A mobilização reúne a população para se mobilizar contra a ADPF 442 que está na pauta de julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal). A ação, movida pelo partido progressista, PSOL. Lideranças de todos os nichos da direita estão criticando a proposta.
ADPF 442
O tema tem gerado intenso debate entre a população brasileira, principalmente entre a ala conservadora e progressista, após o STF retomar o julgamento, sobre a descriminalização do aborto feito com até 12 semanas de gestação.
Porém, após o pedido do ministro Luís Roberto Barroso para que o julgamento fosse levado ao plenário físico, a ação está suspensa e sem data prevista para retomar a discussão. A situação atual consta apenas com o voto da ministra Rosa Weber, relatora da ação, que se posicionou a favor.
Caso aprovado, grávidas e médicos que realizaram o aborto clandestino não poderão ser processados e punidos. Entretanto, não implica que o procedimento passará a ser oferecido ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou agregado à legislação.
No Brasil, o aborto só é permitido através dos critérios conjeturado no Aborto Legal, previsto no Artigo 128 do Decreto de Lei nº 2.848, que permite que a gestante realize o procedimento de interrupção da gravidez em três situações: quando a gestação é decorrente de estupro, em casos de anencefalia do feto ou quando há risco à vida da mulher.