A líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, respondeu às declarações do presidente Lula (PT), nesta quarta-feira (6), em relação à sua impossibilidade de concorrer às eleições presidenciais na Venezuela.
Durante uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro espanhol, Lula afirmou: “Ao invés de ficar chorando, eu indiquei outro candidato.” Essa declaração foi feita ao ser questionado sobre a participação de Maria Corina Machado nas eleições presidenciais venezuelanas.
Em resposta, Machado escreveu em uma rede social: “Eu chorando, Presidente @LulaOficial? O senhor diz porque sou mulher? O senhor não me conhece. Estou lutando para fazer valer o direito de milhões de venezuelanos que votaram por mim nas primárias e os milhões que têm direito de votar em umas eleições presidenciais livres nas quais derrotarei o Maduro.”
A líder da oposição venezuelana ainda criticou Lula por validar as ações do ditador Nicolás Maduro, que segundo ela, viola a Constituição e o Acordo de Barbados, apoiado pelo Brasil e mediado pela Noruega para garantir eleições presidenciais justas no país.
Machado destacou que, apesar de ter vencido as primárias da oposição venezuelana, foi proibida pelo Tribunal Supremo de Justiça do país de ocupar cargos públicos pelos próximos 15 anos.
A publicação de Machado veio em resposta a um vídeo onde Lula mencionou sua indicação de Fernando Haddad como candidato à Presidência da República, quando foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral brasileiro em 2018. Lula ressaltou que, ao invés de “ficar chorando”, indicou outro candidato para disputar as eleições.