A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) da Venezuela reafirmou neste domingo (25) sua “absoluta lealdade e subordinação” ao presidente Nicolás Maduro, após a confirmação de sua vitória nas eleições de 28 de julho pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), composto por juízes chavistas.
“Hoje, reafirmamos nossa total lealdade e subordinação ao comandante-chefe da FANB e presidente, Nicolás Maduro, assim como ao processo revolucionário bolivariano legitimamente constituído”, declarou o comandante operacional estratégico da instituição militar, Domingo Hernández Lárez, em uma mensagem compartilhada no Instagram.
O artigo 328 da Constituição define a FANB como uma “instituição essencialmente profissional, sem militância política”, que deve estar “a serviço exclusivo da Nação e, em nenhum caso, de qualquer pessoa ou partido político”.
Segundo a mensagem de Hernández Lárez, as Forças Armadas “aceitam absoluta e categoricamente” a decisão da Câmara Eleitoral do TSJ, que confirmou os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e concedeu a Maduro um terceiro mandato consecutivo.