O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta 2ª feira, 27, que indicará o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) no lugar de Rosa Weber, que se aposentou e deixou a Corte em 30 de setembro.
Depois do anúncio, ministros do Supremo se pronunciaram sobre a indicação. Entre eles, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.
Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elogiou a indicação de Lula pelo X (antigo Twitter ).
Veja:
O Presidente Lula indicou dois grandes juristas e competentes homens públicos para o Supremo Tribunal Federal e para a Procuradoria Geral da República.
Flávio Dino e Paulo Gonet são escolhas sérias e republicanas e, uma vez aprovados pelo Senado Federal, contribuirão para o…— Alexandre de Moraes (@alexandre) November 27, 2023
O decano Gilmar Mendes (ministro mais antigo) da Corte afirmou que recebeu as indicações com “imensa alegria” e elogiou os perfis de Dino e Gonet Branco.
“É com imensa alegria que recebo a notícia da indicação de Flávio Dino para o STF. Possuidor de vasta cultura jurídica e de inegável compromisso com o Estado Democrático de Direito, o indicado reúne plenas condições para exercer a jurisdição constitucional junto aos demais membros da Corte”, disse.
“Da mesma forma, quero felicitar Paulo Gonet, amigo de longa data, pela indicação para a PGR. Posso testemunhar o brilhantismo do indicado, que sempre atuou na defesa da democracia e da Constituição Federal”, completou.