O líder do partido de direita espanhol Vox, o deputado Santiago Abascal, fez críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, chamando-o de “carcereiro” preferido do presidente Lula (PT). As declarações foram feitas no domingo (7) em resposta a uma publicação do empresário Elon Musk, proprietário do X (ex-Twitter), que questionou as razões pelas quais o ministro estaria ameaçando a plataforma com multas diárias caso ordens de bloqueios e de sigilo não fossem cumpridas.
“Alexandre de Moraes é o carcereiro preferido de Lula”, afirmou Abascal em seu perfil no X. Segundo ele, Moraes é quem legitima as inclinações políticas de legalidade e de institucionalidade democrática diante dos “abusos do autoritarismo” do governo petista. Abascal ainda criticou a suspensão das liberdades políticas, de expressão e de imprensa, e expressou indignação com a situação em que metade da população está sob suspeita por não concordar com o presidente condenado por corrupção.
A conta oficial do X publicou uma nota oficial no sábado (6), afirmando que foi “forçada por decisões judiciais a bloquear determinadas contas” da rede social e que iria recorrer à Justiça. Pouco tempo depois, Elon Musk anunciou que suspenderia as restrições legais a perfis de brasileiros.