A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul investiga as causas da morte de uma sucuri. O animal foi encontrado no último domingo, 24, às margens do Rio Formoso, no município de Bonito (MS). A Polícia Militar Ambiental informou que a cobra, de aproximadamente 6,3 metros, foi localizada em estágio avançado de decomposição.
Os agentes da Polícia Ambiental foram enviados ao local na última segunda-feira, 25. A corporação havia recebido várias ligações, depois que a foto da cobra foi publicada nas redes sociais.
A postagem foi feita pelo documentarista Cristian Dimitrius, que filma cobras na região há dez anos. Ele a batizou de Anajulia.
“Ela foi encontrada morta pelos guias que faziam o passeio no local, próximo à localidade conhecida como cachoeira do postal”, disse Dimitrius, ao jornal Folha de S.Paulo. “Eles a viram boiando, retiraram da água e fizeram fotos. Quando os registros chegaram para mim, reconheci as marcas como as da sucuri, que acompanho todos esses anos.”
Existe a possibilidade de a sucuri ter sido morta a tiros
Na publicação, o documentarista indicou a possibilidade de a sucuri ter sido morta a tiros. No entanto, a Polícia Militar Ambiental comunicou que ainda não foi possível identificar se havia perfurações no animal. As causas da morte serão atestadas depois da investigação.
Dimitrius identificou a cobra a partir das manchas que a espécie tem pelo corpo. “São marcas que elas possuem embaixo da boca e atrás dos olhos, que são como uma impressão digital”, contou.