Integrantes do MPL (Movimento Popular de Luta) interditam desde o começo da manhã desta segunda-feira (23) a BR-163 na saída de Campo Grande para São Paulo, próximo da rotatória do anel viário da Capital. Durante a primeira hora, o bloqueio foi total. Depois da chegada de reforço policial, liberaram uma das pistas.
Por conta do bloqueio da principal e mais movimentada rodovia do Estado, milhares de caminhões e carros de passeio ficaram parados em um congestionamento que se estendeu por pelo menos dez quilômetros, travando inclusive o tráfego no anel viário de Campo Grande.
De acordo com as informações iniciais, os manifestantes estão acampados desde 2017 às margens do anel viário de Campo Grande, entre as saídas para Sidrolândia e São Paulo, e nesta segunda-feira decidiram fazer o protesto para chamar atenção das autoridades e para exigir a retomada da reforma agrária no Estado.
Várias viaturas da Polícia Rodoviária Federal acompanharam a mobilização desde o começo do protesto, mas não conseguiram evitar a interdição total da pista. Os manifestantes diziam que somente vão liberar o tráfego depois que seus representantes forem recebidos pelo comando do Incra e obtiverem um cronograma para que as famílias recebam terra.