O governador Eduardo Riedel esteve em Nova Alvorada do Sul nesta quarta-feira (26), para a abertura da Expocanas 2025, a maior feira do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul. O evento, que segue até quinta-feira (27), reúne 120 expositores e deve atrair mais de oito mil visitantes interessados em tecnologia, pesquisa e inovação aplicadas à produção de etanol, açúcar e bioeletricidade.
Durante a visita, Riedel percorreu os estandes, caminhou entre plantações de cana e reforçou, nas redes sociais, o papel de destaque que o Estado vem assumindo no cenário nacional. “Cheguei no maior evento de bioenergia do nosso estado, que reforça nossa posição como referência nacional”, publicou.
Com 22 usinas em operação e mais de 50 fornecedores de cana, o setor sucroenergético emprega diretamente mais de 30 mil pessoas em Mato Grosso do Sul. “É a tecnologia e a inovação impulsionando o futuro do nosso Estado”, afirmou o governador.
A edição deste ano da Expocanas foi organizada pela Sulcanas, com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul e da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).
Expansão apesar da queda de safra – Na safra 2024/2025, Mato Grosso do Sul bateu recorde: 4,2 bilhões de litros de etanol produzidos — uma alta de 10% em relação à safra anterior. Isso, mesmo com uma queda de 5,1% na quantidade de cana processada, que fechou em 48,5 milhões de toneladas.
Segundo a Biosul, esse desempenho foi puxado principalmente pelo etanol de milho, que tem ganhado força como alternativa ao etanol de cana. A produção de açúcar também se manteve estável, com leve alta de 0,1%, alcançando 2 milhões de toneladas.
O município de Nova Alvorada do Sul, onde acontece a Expocanas, lidera o ranking das maiores lavouras de cana-de-açúcar do Brasil. Com 180 mil metros quadrados de feira e foco em inovação, o evento se consolida como espaço estratégico para discutir o futuro da bioenergia no país.