Nesta quarta-feira (30), cerca de 100 pessoas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) bloquearam a BR-163, no viaduto José Dib, saída para São Paulo, em Campo Grande (MS). O protesto começou às 5h e interditou completamente o tráfego, com exceção de veículos da saúde e educação.
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o congestionamento já soma cerca de 2 km no sentido Guaicurus/Rodovia. O Corpo de Bombeiros e a CCR MSVia acompanham a situação.
A manifestação faz parte da jornada do Abril Vermelho O MST exige uma reunião com o presidente do Incra Nacional, alegando que as demandas não são atendidas nas instâncias estaduais. Além do bloqueio na BR-163, há manifestantes na sede do Incra em Campo Grande.
Douglas, da coordenação estadual do MST, afirma que o movimento só encerrará os protestos com avanços concretos. “Queremos diálogo direto com a direção nacional do Incra. Se isso não ocorrer, continuaremos parando o estado.”
Representantes de outros movimentos, como MCLRA e UGT, também participam. Eles denunciam lentidão na seleção de famílias para a reforma agrária e pedem medidas contra a repressão aos acampados. Uma reunião com o ministro Paulo Teixeira é esperada para segunda-feira (5), mas ainda não foi confirmada.